“Porque sim não é resposta”, já dizia minha avó ao querer ouvir argumentos plausíveis sobre algo
O texto de opinião é algo motivante e desafiador. Com uma estrutura simples, as pessoas podem treinar e potencializar a forma como se expressam para o mundo, mostrando o seu ponto de vista sobre um tema qualquer da vida.

Assim, o “porque sim” muitas vezes utilizado na defesa de um posicionamento, dá lugar a argumentos articulados em uma estrutura composta por parágrafos e dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Naturalmente, quanto mais argumentos a pessoa possuir, mais ela estará apta a defender o seu ponto de vista perante as outras pessoas, influenciando-as.
Portanto, é importante iniciar o texto dando o ponto de vista sobre o tema, para, na sequência, estimular o leitor a querer continuar a leitura para conhecer os argumentos que o escritor irá utilizar e desenvolver.
Nos parágrafos de desenvolvimento, busque olhares diferenciados sobre o tema, mostre argumentos positivos, negativos, de autoridade. Reflita sobre eles.
Já na conclusão, cite algo visto em seus argumentos e, principalmente, reforce o seu posicionamento inicial, o seu ponto de vista.
Quanto mais se treinar esse gênero textual, ou seja, desenvolver argumentos e estruturá-los, mais as pessoas poderão se posicionar no mundo, mostrando a sua voz e aquilo que pensam sobre os vários temas que cercam a vida e o seu cotidiano.
Vamos para a proposta – Público alvo: Sexto ano
Considerando o gênero texto de opinião, elabore uma produção textual de 25 a 30 linhas com o tema “atividades extracurriculares na minha escola” (ou outro tema para treinamento). Para tanto, siga a seguinte estrutura:
- Introdução;
- 1º parágrafo de desenvolvimento: fale sobre pontos bons/positivos;
- 2º parágrafo de desenvolvimento: fale sobre pontos ruins/a melhorar;
- 3º parágrafo de desenvolvimento: faça uma reflexão sobre o 1º e o 2º parágrafos de desenvolvimento;
- Conclusão.

Luiz Antonio Wiltner
Professor, poeta, mestre em Comunicação, graduado em Letras, bacharel em Jornalismo, formado em Psicanálise Clínica. Subtenente da PMSC.

uau me ajudou muito
CurtirCurtir